Caravana Buriti 2010


A Caravana Buriti foi agraciada com o Prêmio Myriam Muniz MINC – Funarte - 2009, tendo realizado uma itinerância por 10 cidades do Centro Oeste em 2010. Durante 3 meses foram oferecidas em escolas públicas de pequenos municípios diversas formações artísticas para crianças, jovens e professores e várias apresentações teatrais, musicais e circenses, atingindo um público de mais de 5 mil pessoas. As pequenas cidades foram escolhidas dentre inúmeras no Centro Oeste em função do pouco acesso à atividades formativas e culturais. A Caravana Buriti desta forma promoveu novas metodologias e intercâmbios de arte-educação em escolas municipais e estaduais com grande êxito.
Por onde passa, a Caravana transforma o ambiente escolar, promove intercâmbios artísticos e culturais, leva novos elementos das artes para a sala de aula que não são comumente utilizados na escola, inspira os professores. 
De 20 de setembro à  28 de novembro percorremos 10 municípios do Centro Oeste oferecendo  em torno de 150 oficinas e espetáculos atingindo por volta de 5600 pessoas diretamente.

Cidades e Municípios:
Anápolis -GO
Cocalzinho - GO
Alto Paraíso  -GO
Aragoiânia - GO
Rio Verde  - GO
Anastácio  -MS
Aquidauna - MS
Bonfinópolis  -GO
Orizona  -GO
Silvânia   -GO

Oficinas:  
·      Oficinas de Corpo, Expressão e Saúde e Rodas de Prosa para educadores, artistas e agentes de saúde – 9 oficinas
·      Oficinas de Musicalização, Percussão e Construção de Objetos Percusivos com Material Reciclado para crianças e adolescentes – 50 oficinas
·      Oficina de Perna de Pau para crianças – 12 oficinas
·      Oficina de Circo para crianças – 6 oficinas

Espetáculos:
·      Varal de Histórias (Cia Os Buriti)- 60 apresentações
·      Lia de ManaKa e suas Histórias (Cia Os Buriti) -  15 apresentações
·      Histórias pelo Caminho (Cia Os Buriti) – 4 apresentações
·      O Marajá Sonhador e outras histórias (Cia Os Buriti) – 1 apresentação
·      O Circo Só (Cia Tem Sim Sinhô) – 2 apresentações
·      Cia Circo Inventado – 1 apresentação

 Permanecemos por uma semana em cada município apresentando toda a semana em escolas municipais e estaduais o espetáculo-oficina Varal de Histórias de 2 a 4 vezes por dia, bem como ministrando oficinas de musicalização, corpo e expressão e alternadamente circo e perna de pau com artistas convidados.
Estas oficinas e espetáculos foram direcionados ao público infanto-juvenil e também se propunham a instrumentalizar os professores das respectivas escolas, com novas práticas e metodologias em arte-educação.
Todo final de semana,  em cada município, realizamos nosso encerramento de atividades com apresentações de novos espetáculos da nossa companhia, de artistas convidados e participação de alguns grupos locais, em praças, escolas e ginásios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário